Há algumas décadas, acreditava-se que, quando terminada a graduação, o profissional estaria apto para atuar na sua área o resto da vida. Hoje a realidade é diferente, principalmente para o profissional docente. Este deve estar consciente de que sua formação é permanente, e é integrada no seu dia-a-dia nas escolas.
O professor não deve se abster de estudar, o prazer pelo estudo e a leitura deve ser evidente, senão não irá conseguir passar esse gosto para seus alunos“O professor que não aprende com prazer não ensinará com prazer. “ Snyders. (1990)
São grandes os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes, são os principais.
Nóvoa (2002, p. 23) diz que: “O aprender contínuo é essencial se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente.” Para esse estudioso português, a formação continuada se dá de maneira coletiva e depende da experiência e da reflexão como instrumentos contínuos de análise.
Oi Rosieri tudo bem? Boa tarde!!! Parabéns pelo Blog. Rangel.
ResponderExcluirOlá, Rosiere! Gostei muito de colocaçòes sobre o professor e sua formação permanente. Parabéns! Um grande abraço. Socorro Barros
ResponderExcluirOlá,Rosiere!! Tô passando pra deixar um forte abraço e dizer que é um prazer imenso ter vc como colega do GESTAR II. Seu ânimo realmente contagia os participantes. EDVAN LEAL
ResponderExcluir